Duvidas sobre o atendimento com Psicólogo?

O que é?
O atendimento psicológico é forma mais apropriada de tratamento para promover a saúde mental. Fazer terapia, ao contrário do que se pensa, não é uma simples conversa com um profissional. É um momento único e exclusivo para que através de uma escuta diferenciada, e com intervenções apropriadas, surjam mobilizações subjetivas que proporcionem as mudanças necessárias dos estados emocionais que vinham causando sofrimento psíquico. É indicado no tratamento de Transtornos Mentais, e também como forma de conseguir mudanças pessoais, sem que estas estejam ligadas a quadros patológicos.
Como Funciona?
Os atendimentos geralmente ocorrem uma vez por semana, exceto em períodos de crise que a frequência pode ser intensificada. A lógica de funcionamento é falar livremente o que vier a cabeça, sem restrições, sem preocupações com o tempo e com julgamentos. O foco é na fala do paciente e as intervenções/técnicas visam proporcionar o alívio de sintomas através de reflexões, novas perspectivas pessoais e descobertas na direção de mudanças subjetivas. Afinal, quem busca por respostas, precisa de perguntas.


Por Que Fazer?
O acompanhamento psicológico como forma de terapia contribui significativamente para o bem estar emocional, equilíbrio nas relações interpessoais, mudanças de hábitos e mudanças nas formas de enfrentar as adversidades da vida frente as exigências do ritmo frenético da contemporaneidade, prevenindo e tratando períodos de crise. Além de ser parte fundamental no tratamento de Transtornos Mentais. Cuidar da saúde mental é tão necessário quanto cuidar da saúde física.
Quando Fazer?
Quando as palavras não forem suficientes para nomear sentimentos que causam incômodos e sofrimento emocional. Quando suas explicações e teorias pessoais não mais acompanharem os acontecimentos da vida, causando uma sensação estranha sobre você a ponto de surgirem mudanças bruscas na forma de viver, fazendo com que sua forma de ser e de se relacionar fique prejudicada. A terapia é recomendada como tratamento para sintomas decorrentes de Transtornos Mentais, e também para sintomas existenciais não patológicos.
